Documentário Sobre Leões

Lápis de cor aquarelável no papel reciclado, contornado com caneta nankin descartável (e um pouco de photoshop na grama)

Os Leões Brancos

Estava assistindo a um documentário na internet a respeito de duas leoas que tinham dois filhotes cada.
Meu Deus que coisas fofas!

O interessante nesse documentário foi que dois filhotes da leoa mais velha eram normais (de cor amarelinho laranjado), já os filhotes da outra leoa eram praticamente brancos, seus pais carregavam o gene recessivo que faz com que eles tenham o pêlo bem mais claro e olhos azuis, ou seja leucíticos (diferente de albino).

Normalmente, filhotes brancos não sobrevivem na natureza, somente em cativeiro. Algumas organizações até fazem programas de procriação desses animais com essas características, pois eles são extremamente raros e quando se tem um desses em um zoológico ou santuário de animais selvagens, normalmente se ganha mais dinheiro, já que as pessoas sabem o quão raro eles são, e fazem mais questão de vê-los. O problema é que isso é muito ruim, pois para terem um filhote branco saudável, outros tantos filhotes foram sacrificados por não terem a aparência certa que se almejava.. e isso por si só, já é muito triste.

Infelizmente, até os amarelinhos estão em risco, por causa dos caçadores ilegais (que caçam fora de época), dos fazendeiros que atiram, sem pensar, pra proteger seus rebanhos (sim! dá pra atirar com calmante e colocar o bichano em algum lugar fechado e chamar o pessoal que cuida da conservação dos leões pra tirar ele de lá!), sem falar na depressão endogâmica... ou seja, o homem é responsável pelo que faz a esses belíssimos animais, mas esses de gene recessivo, foi a natureza mesmo que os selecionou a extinção.

Quase ninguém percebe o motivo pelo qual os leões brancos não existem na natureza. Eles não são uma sub-espécie de leão que o homem azucrinou. Um leão para conseguir pegar sua caça, precisa chegar o mais perto possível de sua presa SEM SER VISTO! pra que ela não escape, e com uma pelagem BRANCA fica difícil se camuflar. E quando ainda são filhotes é pior, pois se tornam alvo fácil.

O mais surpreendente é que, os dois filhotes (duas fêmeas), conseguiram sobreviver a todas intempéries da savana africana e chegar a fase adulta até o fim do documentário, onde foi frisado que esse foi o primeiro registro em cerca de 30 anos (se não me falha a memória) que isso acontece.

Eu achei muito legal ^^ no fim do documentário quis ver o aconteceria no decorrer da vida dessas leoas brancas. Foi como ver um milagre, uma história fantástica. Pra quem quiser ver o documentário, posto aqui o link (Nature - The White Lions), e já aviso que está tudo em inglês.. mas mesmo assim tem imagens que valem a pena.

A fotografia desse documentário é belíssima, e fui obrigada a pausar e desenhar um dos filhotes e um dos elefantes que aparecem hehehe  (um doce pra quem encontrar as cenas de referência pra meus desenhos ;P)
caneta nankin descartável no papel reciclado


Nenhum comentário:

Postar um comentário