Sobre Mim


Joaninhas e Hinageshi 

Desenhado no papel reciclado, pintado com lápis de cor aquarelável

Joaninhas.. sempre fui fã desse bichinho lindo! Fui pesquisando sobre esse simpático inseto, e descobri que ele tem as mesmas fases de vida que a borboleta, ou seja: Nasce de um ovo, que eclode e vira uma larva, que se esconde para descansar em formato de crisálida e desperta em sua última fase da vida como a joaninha que conhecemos. 

É associada com a boa sorte em vários lugares do mundo, pelo fato de que se alimenta de pragas (como o pulgão) que devoram as plantações dos agricultores, ter joaninhas em seu jardim é um sinal de que suas plantas vão ter um controle de pragas natural, além de ajudar a enfeitar seu jardim com suas cores vibrantes. Por isso são bem-vindas! ^^

É até justo que eu use a joaninha pra um logo pessoal, por lembrar o meu nome: Joana Cristina. Mas o que tem a ver essa florzinha vermelha?


Ela é uma Hinageshi, significa 'papoulas vermelhas' em japonês. A papoula é a flor que se usa na produção de ópio e morfina. Coisa de loko.....hehehehe. E ela é vermelha, tem pétalas redondas, com bolinhas pretas... lembra demais uma joaninha. 

Então adotei essa flor como parte de minha identidade visual junto com a joaninha, e procuro aplicar uma delas (ou as duas) nos meus desenhos para que de alguma forma subliminar eu esteja presente nos meus desenhos, uma marca que unifique e represente a minha pessoa nas minhas obras, como uma assinatura sem letras.


Mas é claro que não deixo de assinar meus desenho e colocar meu logo como marca d'água em cada trabalho aqui publicado (por motivos óbvios...)

Amo a natureza, tento ficar o mais próxima dela quanto posso. Tenho vários bichinhos de estimação, uma coelha (Milky), uma cachorrinha (Dora), dois hamsters (Faísca e Rosinha), um porquinho da índia (Leonidas). O engraçado é que morro de medo quando encontro cachorro latindo na rua.... vai entender.... acho que sou louca..rs.. é a parte hinageshi eu acho..

Eu e minha coelhinha, a Milky
Sempre gostei de desenhar, mas nunca dei muita atenção pra isso, por que sabia o quão difícil e desvalorizado é esse ramo, aprendi cedo e na minha própria casa, já que eu sou a única pessoa da minha família com tendencias artísticas.

Em 2003, quando estava no 3º ano do colegial (aos 45 minutos do segundo tempo na decisão do que fazer na vida....), conheci uma professora que mudou minha vida para sempre! Ela é professora de biologia, mas por causa de um problema de saúde com sua voz, cuidava da biblioteca. Mas ela não ficou satisfeita em só cuidar da biblioteca, então formou um projeto de pintura em tela na biblioteca!!! O projeto chamava "Pintando o Sete". Aprendi muito com ela, porém o ano acabou e eu estava formada do colegial.....

Não desgrudei da escola! Me voluntariei como professora de desenho e pintura junto com a minha mentora para ajudá-la com os crescentes alunos do projeto, nossos alunos eram tanto alunos e professores da escola como pessoas da comunidade. E saibam de uma coisa, quando agente ensina, aprende muito mais! O mais legal é que no intervalo entre as turmas, eu pegava livros e me inspirava e aprendia muito com isso, (se bobear mais do que quando tava na escola como aluna...).  Fiquei 6 meses dando aulas quase todos os dias da semana, tinha 17 anos. Só parei de dar aula por que tinha passado no vestibulinho do curso Técnico em Design Gráfico.

Comecei a fazer o curso de história em quadrinhos em janeiro de 2004, era um curso de sábado, o HQem Foco. No segundo semestre do mesmo ano comecei o curso Técnico em Design Gráfico, me formei em 2005. E, em seguida o Curso de Qualificação Básica em Desenho de Moda e Vestuário (me formei em agosto de 2006). Todos esses cursos, fiz na ETE José Rocha Mendes. No 1º semestre de 2006 me voluntariei de novo. Na Escola da Família, como professora de Desenho Básico na EE José Chediak, fiquei lá por um ano. Nessa época, até cantora de banda de música japonesa eu fui rsrsrsr. 
Eu numa trilha na Serra da Cantareira

Fiz uma série de freelances aleatórios através dos anos, participei de várias exposições e tive minhas duas historias em quadrinhos publicadas! (de uma delas tenho o review aqui)

Em abril de 2007 (poucos meses depois de completar meus 20 anos) iniciei no meu emprego. Lá fui responsável pelo desenvolvimento das artes personalizadas das gravações em acessórios para confecção. 

Hoje, espero com esse blog, alcançar novos horizontes. 
Quem vem comigo? ^o^

Pra quem estiver interessado, clique para ver meu currículo