Fangirl Mode On!! - Rurouni Kenshin (Samurai X)

Lápis grafite e aquarelável (2004)

Olá galera!! hoje vou falar de coisas que me empolgam =^_^=

Rurouni Kenshin (vulgo Samurai X), é a historia das aventuras de um ex-samurai fictício (baseado em samurais que existiram de verdade) vivendo no Japão feudal, cerca de 11 anos após o shogunato (militarismo no Japão)

Estamos no vigésimo ano de sua publicação em mangá!! E para comemorar esse evento, participei de uma Collab*! (*Collab é um projeto colaborativo, que fizemos para celebrar a data de aniversário da publicação).

Uki e Outa Higashidani 

Rurouni Kenshin Tribute (que pode ser conferido no behance e no tumblr), foi organizada pelo Fernando Souza Braga e Mariana Leandro Kotsevitis 

Os personagens que escolhi aparecem somente no mangá, Uki e Outa Higashidane. São os irmãos mais novos do Sanosuke. E é nesse volume, no qual eles aparecem, que rolam as tretas que determinam o destino de Sanosuke no final da história.

Essa parte da história é legal por mostrar um pouco mais sobre o passado do Sano. Quando ele foi embora de casa contra a vontade de seu pai para se juntar à tropa Sekihou, deixou seu sobrenome e sua família. Seu pai, Kamishimaemon Higashidane, ficou tão bravo que falou pra todos que o Sano havia morrido, nem mesmo seus irmãos sabiam que ele estava vivo, Uki desenvolveu um sentimento super-protetor em relação ao único irmão que lhe restara, Outa, que é uma criancinha adorável.

Kamishimaemon Higashidane (feito em lápis grafiti 6B - em 2004)

Lápis de cor ceroso, caneta bic e lápis
aquarelável vermelho no papel sufite - em 2005
Esse é o meu mangá shonen favorito. Por muitos motivos e vou contar pra vcs =D.

A verdade, é que meu primeiro contato com samurai x foi assistindo um pedacinho quando passou na Rede Globo. E foi horrível. E não pela rudeza de tratamento que infelizmente aconteceu na exibição do anime. Mas eu estranhei demais o clima de "velho" e "kendo"... estava acostumada com elementos muito mais fantasiosos como em Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, Shurato.. que tem toda uma atmosfera de lenda. Torci o nariz e nem quis ver, mesmo tendo achado uma coisa extraordinária a abertura do desenho ser em japonês e não terem feito uma versão pt-br.

O tempo passou e eu comecei a fazer um curso onde conheci uma pessoa que colecionava mangá. E acabei lendo emprestado. Li duas vezes do começo ao fim... as 56 edições...  Li outros mangas também. Infelizmente a lista dos que li é muito mais curta do que gostaria. Mas de todos, o que eu mais gostei de ler foi Rurouni Kenshin. 

Foi nesse mangá repleto de notinhas de rodapé, que explicavam os costumes e tradições dos japoneses daquela época, com textos do autor, Nobuhiro Watsuki, conversando abertamente com o público, falando de suas inspirações para a criação dos personagens, seus anseios e decepções, que me apaixonei de vez pelo mangá e agradeço a JBC por ter feito tudo tão direitinho :D. Fui inclusive, buscar numa enciclopédia a história geral do Japão, pra me situar melhor no contexto dos acontecimentos do mangá. (Isso foi em 2003 e só fui ter computador em 2005 nerdisse total neh.. eu sei).

Foi lendo mangá que aprendi os hiragana, katakana e alguns kanjis. Tive algumas aulas com a mãe de uma amiga que descendem de japoneses, e estudava o idioma sozinha. 
Agora em 2014, me lembro de pouca coisa mas lembro que eu gostava muito.

Diferente da maioria dos personagens shonen (especialmente protagonistas) o Kenshin pagava pra não entrar em uma briga! Eu estava cansada dessa busca desmedida dos personagens dos animes que eu assistia em ser o mais forte, buscar uma boa briga pra se desafiar e blá blá blás .. estava ficando uma motivação batida e enfadonha. 

O Kenshin sai pra passear, come em restaurantes com os amigos, paquera a Kaoru beeeem discretamente, dá bons conselhos tanto pra amigos quanto pra rivais e isso me mostra o quão humano ele é, que consegue ser bobo e engraçado sem ser imaturo, forte e habilidoso sem precisar ficar afirmando isso o tempo todo. Uma graça de pessoa <3
Enfim, recomendo pacas! É divertido, cheio de ação, aventura e cultura!!

Vou abrir as portas do constrangimento e postar aqui alguns desenhos que eu fazia dos personagens na época que li o mangá. Alguns desenhos eu fazia cópias e usava para testar técnicas de pintura e vou colocar alguns desses pra vcs verem ^^. Alguns tem um espaço considerável de tempo entre a primeira tentativa e a segunda, terceira.. as vezes, a evolução leva tempo hehehe.

Naquela época, na maioria das vezes eu usava lápis de cor comum e aquarelável, caneta bic para os contornos e giz de cera no cenário. Depois fui aprendendo a usar guaxe por causa do curso técnico em Design e posteriormente fui me aprimorando a pintar digitalmente no photoshop.


Nenhum comentário:

Postar um comentário