Dia do Quadrinho Nacional - 30 de Janeiro


Olá pessoal! hoje, dia 30 de janeiro se comemora o  Dia do Quadrinho Nacional!!


Essa data veio pela Associação dos Cartunistas de São Paulo para  homenagear a primeira publicação de uma história em quadrinho brasileira: "As Aventuras de Nhô Quin" em 1839 por Angelo Agostini, um cartunista italiano radicado no Brasil. As histórias eram publicadas em jornais, assim como há muitos e muitos anos atrás, algumas obras de literatura eram impressas capítulo por capítulo em jornais, depois compiladas em formato de livro.

E pra comemorar eu venho mostrar minha coleção de histórias em quadrinhos nacionais. E tem muita coisa ainda que gostaria de acrescentar á minha estante, essa é uma coleção que talvez nunca esteja completa. E um dia, vou ter a biblioteca mais legal de todas na minha casa muahahahah

meus quadrinhos nacionais


Xampu - Lovely Losers do Roger Cruz

Conta a história de um grupo de pessoas vivendo no início dos anos 90, em São Paulo. Aqui neste link, tem uma resenha muito legal sobre essa HQ. E não vou falar mais nada pq só de ver o desenho do Roger Cruz dá uma frieira no cotovelo.. (Dear Lord pq não me fizeste assim??!!)





Laços - Turma da Mônica do Vitor e Lu Cafaggi

Acho que essa é a mais famosa da minha coleção,  uma história fofa, com traços fofos de gente fofa... (essa não é a melhor das definições que rola pelas internets hahahaha)
O Floquinho, cachorrinho do cebolinha, sumiu, e a turma toda segue numa jornada para recuperar o amiguinho perdido.

Muito recomendado por todos que curtem uma Hq bem feita em todos os sentidos, cores, arte, roteiro, etc.

Otelo - Coleção Shakespeare por Jozz e Akira Sanoki

Essa faz parte de uma coleção muito legal que fizeram adaptando algumas obras de Sheakespeare para Hq. Eu não sou muito fã de Shakespeare, mas o bom de hq é isso, se a historia é legal vc aproveita, se a historia não é legal você se consola nos desenhos que são mais fáceis de ler que palavras quilométricas.. Heheheh





Clara dos Anjos de Lima Barreto, por Lelis e Wander Antunes

Adaptação do livro homônimo de Lima Barreto, conta a historia de uma moça ingênua que cai nas garras de um cafageste e se vê cheia de atribulações. A arte em aquarela ficou muito linda, especialmente os cenários me agradaram bastante. Sobre a adaptação não posso dizer muito, pois não li esse livro, mas me parece ter ficado muito bem feito.




FRONT Especial 1 - Centenário da Imigração Japonesa

Essa edição da FRONT tem 18 histórias em quadrinhos e histórias ilustradas feitos por artistas descendentes de japoneses. Muitos estilos diferentes e várias histórias muito legais, umas tristes, algumas outras baseadas em fatos ocorridos na vida dos autores. Interessantíssimo esse projeto!






Helena - Machado de Assis do Studio Seasons

Adaptação do livro homônimo do Machado de Assis, a história é sobre uma moça que foi reconhecida como filha em testamento de um homem muito rico e agora tem de conviver com uma nova família, causando rebuliço na vida de todos... Inclusive na dela.

Apesar da maioria dos meus quadrinhos ser de adaptações literárias, esse é o único em um estilo mangá, e eu considero um exemplo. Os desenhos dos cenários, dos personagens...  É exuberante, de ficarmos um tempo só admirando a arte. O que faz esse ter um lugarzinho especial no meu kokoro rsrsrs.

Essa foi minha mais recente aquisição, absolutamente inspiradora. Me ajudou a reunir coragem pra pegar com a mão a massa e retornar fazer o que gosto. História em quadrinhos (e de preferência com um pézinho e meio no mangá rsrsrsr)


Como sou desenhista e não escritora, tenho dificuldade em criar uma história do zero pra depois roteirizar e começar a desenhar. Nunca sei o que fazer com meus personagens quando chegar no final da história. Sem falar que toda vez que leio um livro, me empolgo pra desenhar alguma coisa dele, mesmo quando não gostei tanto assim do livro. Então, adaptar histórias de livros ou contos para quadrinho é um raciocínio muito natural pra mim. E eu gosto de fazer. Quero arranjar mais HQs assim é continuar alimentando minhas inspirações e produzir.

As histórias em quadrinhos atualmente, estão sendo vistas mais pelo que realmente são, e não somente pelo público a que se costumava destinar. Hoje, é vista como uma obra de arte que une imagens e texto para contar uma história, como filmes ou teatro. E não só como um passatempo infantil.

E todos nós só temos a ganhar com isso. Podemos formar leitores, instigar a curiosidade para que as pessoas queiram ler mais e refletir sobre o que estão lendo. Enfim, educar. Esse é um pensamento que me deixa feliz.

E essas são as minhas HQs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário