Fangirl mode ON!!! - The Last Unicorn (O Último Unicórnio)


Aquarela que fiz de uma cena.
Sinopse
A história se passa em uma época medieval e começa com uns caçadores frustrados por não encontrar nada pra caçar. Comentam sobre como aquela floresta é diferente das outras e que é melhor irem pra outro lugar pois ali era uma floresta encantada, protegida por uma criatura mágica que não permitiria o sucesso deles na caça. 
Enquanto vão embora o mais velho grita para a floresta: 
- Boa sorte, fique onde está e proteja bem seus amigos em sua floresta pois, você é o último que restou. O último Unicórnio.

A criatura sai do seu esconderijo observando eles irem embora, está perturbada com a declaração do caçador. Um dia, ela encontra uma borboleta cantarolante que dá uma pista do que pode ter acontecido. Há uma lenda em terras distantes que diz a respeito de um Rei que teria usado um Touro Vermelho para perseguir e empurrar todos os Unicórnios para os confins da Terra.

Ela resolve sair em busca desse reino distante e descobrir o que realmente aconteceu com seus iguais. No caminho, nos é mostrado que as pessoas que não acreditam em magia, não conseguem ver o chifre do Unicórnio, confundindo-a por uma égua branca.
Ela vai enfrentar vários desafios e fazer amigos que seguirão viagem com ela. O primeiro é Schmendrick, um aprendiz de mago vivendo miseravelmente em um circo, trabalhando pra uma velha bruxa. Depois Molly, uma mulher simples que cozinha para uma trupe de bandidos.

Em certo momento da animação, Schmendrick transforma a Unicórnio em mulher. E isso foi a maior provação para ela. Unicórnios são seres puros, mágicos e eternos... assim que ela sentiu que foi transformada, ficou horrorizada, sentia o corpo de mulher morrendo, lentamente e sem controle. Quando foi transformada, o que era tristeza e preocupação se tornou em confusão, esquecimento..

Eles foram acolhidos em um castelo onde habitava um homem sisudo, o Rei Haggard, o corajoso Príncipe Lir e o mago Mabruk, que vivia no castelo para entreter o Rei com pirotecnias. Lá, ela precisa encontrar um jeito de recuperar sua memória e sua forma original, para cumprir o seu destino.

A paisagem muda durante o filme transmitindo várias sensações, na floresta encantada tudo é mais colorido e quando ela começa a jornada o cenário vai ficando com as cores mais "normais". Quando estão no castelo, mesmo sendo dia é tudo muito escuro (no castelo, até as tapeçarias estão contando o que aconteceu rsrsrs) e etc. Isso é usar o cenário para ajudar a contar a história, assim como também usaram as músicas. E eu gostei bastante do resultado. 


Trilha Sonora

Quero destacar essas faixas que sempre estão na minha playlist e me transportam para aquele mundo, não importa onde eu esteja.
America - The Last Unicorn
America - Man's Road
Jeff Bridges - In The Sea
Jeff Bridges & Mia Farrow - That's All I've Got To Say


Personagens

Os personagens principais são super bem construídos, e por menos que apareçam suas histórias pessoais, conseguimos compreende-los. 

Unicórnio/Amalthea, vivia em uma floresta e protegia seus habitantes. Fica muito preocupada com eles ao perceber que terá que partir. Por onde passa, mesmo que não a reconheçam como Unicórnio, desperta sentimentos fortes de fascinação. Aparece sempre calma e decidida, porém, preocupada e melancólica. Quando foi transformada em mulher, a condição de mortal a fez esquecer seus objetivos, deixando-a angustiada e confusa. Mesmo em sua forma humana, é capaz de cativar o amor das pessoas que a conhecem.

Schmendrick, o mago, é um aprendiz de magia, seu maior sonho é deixar de truques e tornar-se um mago de verdade, mas é muito inseguro. Ele a ajuda num momento e depois acompanha a Unicórnio pois reconhece nela a verdadeira magia, tem esperança que ela possa ajuda-lo a fazer magia de verdade. 

Molly Grue é uma mulher sofrida, mesmo quando a vida não lhe deu trégua, guardou suas crenças bem fundo no coração e continuou acreditando na magia e sempre quis ver um Unicórnio. Sempre achou que a simples visão de um Unicórnio seria suficiente para transformar sua vida, como se ela fosse ser abençoada pela pureza deles. Acompanha a Unicórnio com bastante disposição e a ajuda a lembrar das coisas enquanto está em forma humana.

Rei Haggard, homem mesquinho e tenebroso. Não mede esforços pra tentar se livrar do tédio titânico que assombra a sua existência. Costuma colecionar coisas, e já fez de tudo que se pode imaginar para dar sentido a vida, quando não funciona ele descarta. Até adotou um menino na esperança de aliviar sua amargura. Tudo ao entorno dele se torna apático, é um buraco-negro da alegria...

Lir, filho adotivo de Haggard, apaixona-se imediatamente por Amalthea com profunda devoção. Seu objetivo desde então é tentar impressioná-la e conseguir sua atenção. Mas só consegue afastá-la, até entender que suas demostrações de coragem, para ela, não passam de selvageria e violência gratuita.



Quando eu era pequena e minha mãe precisava que eu e meu irmão ficássemos quietinhos enquanto ela fazia alguma coisa, ela colocava fitas de vídeo K7 de desenho animado para nós, funcionava.

Pelo tempo do desenho ela sabia quanto tempo agente ia ficar quietinho. Tínhamos umas 4 fitas, todas ganhadas, sem legenda ou dublagem eram todas em inglês. A minha favorita absoluta era de um desenho musical maravilhoso chamado "The Last Unicorn". Esse desenho nunca saiu da minha cabeça. Nem as músicas, que são lindíssimas e contemplam muito o momento da história e ajuda a entender o que os personagens estão sentindo. 

Antes eu só podia achar as imagens muito lindas e as músicas legais rsrsr. Só pude compreender melhor o que estava acontecendo na história quando fiquei mais velha e aprendi inglês rsrsrsrsrs. Eu sei que já foi exibido aqui na TV aberta, mas eu mesmo não vi quando passou. 

A dublagem em inglês tem vozes de atores famosos como Mia Farrow, Jeff Brigdes, Alan Arkin e Chistopher Lee, e a dublagem em pt-br também ficou muito boa (com exceção da borboleta cantarolante.. que no original é muito mais melodiosa. E do esqueleto bebum, que no inglês tem claramente a impressão de estar caindo de bêbado, e em português parece que quiseram esconder). Eu achei a dubladora brasileira da Unicórnio muito mais legal que a dublagem da Mia Farrow.

Dizem que teve um baixo orçamento comparado com as animações da época. A animação é um híbrido entre animação ocidental e japonês, e deixaram em ótimas mãos. Foi animado no estúdio Topcraft, que logo em seguida receberam como cliente ninguém menos que o diretor Hayao Miyazaki, que estava fazendo na época o filme "Nausicaä do Vale do Vento".

A animação foi baseada em um livro homônimo escrito por Peter S. Beagles, e foi lançada em 1982. Existe uma graphic novel muito linda e fiquei sabendo que estão querendo adaptar para filme.

Tem muitas coisas que eu gostaria ainda de falar, mas seriam muitos spoilers rsrsrs
Para quem assistiu, comentem se gostaram ou não e o motivo, eu gostaria de trocar idéias a respeito do filme.  Espero que gostem. <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário